Descrição de chapéu tecnologia

Saiba como entrar com segurança na onda dos pagamentos em tempo real

Mastercard opera nessa modalidade em 39 mercados, agregando valor à experiência do usuário

Pagar em tempo real nas 24 horas dos 365 dias do ano já é uma realidade no Brasil. Mas o termômetro de sucesso dessa empreitada, que mobiliza instituições financeiras e seus parceiros, será a satisfação das pessoas.

Essa nova solução da indústria de meios de pagamentos vai suprir uma necessidade já apontada por pesquisa realizada pela Mastercard: cerca de 75% dos brasileiros gostariam de fazer pagamentos em tempo real, independentemente do provedor de serviços financeiros, e 53% gostariam de acessar essa modalidade em aplicativos de mensagens ou mídias sociais.

A Mastercard opera nessa modalidade em 39 mercados, entre os quais o Reino Unido e a Tailândia. Agora, a companhia e seus parceiros trouxeram essa solução no Brasil. “Acompanhando as evoluções e as necessidades do mercado, decidimos trazer aos consumidores brasileiros um meio mais moderno e eficiente”, explica Ana Paula Lapa, vice-presidente de Produto e Inovação da Mastercard Brasil, “Trata-se de um caminho sem volta. Assim como todo mundo troca informações e experiências em tempo real, o consumidor já pode pagar instantaneamente utilizando um aplicativo de troca de mensagem, por exemplo.”

Ana Paula Lapa, vice-presidente de Produto e Inovação da Mastercard Brasil
Ana Paula Lapa, vice-presidente de Produto e Inovação da Mastercard Brasil - Keiny Andrade/Estúdio Folha

Nesse novo ecossistema, agregar valor à experiência do usuário, prover segurança, interoperabilidade e garantir a conveniência darão o nome ao jogo.

"A experiência das pessoas e a segurança das transações são os pilares mais importantes na hora de fazer um pagamento em tempo real. Não pode haver fricção"

Ana Paula Lapa, vice-presidente de Produto e Inovação da Mastercard Brasil

Para mostrar como as novas formas de pagamento podem empoderar empresas e clientes, a Mastercard lançou, em parceria com o Estúdio Folha, a série Tecnologia que Aproxima Empresas e Pessoas, apresentada pela consultora e escritora Martha Gabriel.

“A Mastercard tem estudado e aprendido muito com sua atuação internacional e no Brasil. A experiência do usuário é um dos pilares mais importantes na hora de fazer um pagamento em tempo real. Não pode haver fricção. O segundo pilar, igualmente importante, é o da segurança, porque seus recursos estão trafegando num mundo altamente conectado”, afirmou Ana Paula Lapa, que participou do terceiro encontro da série com Felipe Magrim, diretor de Relações Governamentais da Mastercard Brasil e Cone Sul.​

Felipe Magrim, diretor de Relações Governamentais da Mastercard Brasil e Cone Sul
Felipe Magrim, diretor de Relações Governamentais da Mastercard Brasil e Cone Sul - Keiny Andrade/Estúdio Folha

Há dois elementos importantes embutidos no sistema de pagamento em tempo real. O primeiro é a inclusão financeira de parte da população. O outro, a redução gradual do uso do papel moeda. “Temos a visão e convicção de que a digitalização dos meios de pagamentos é benéfica para as pessoas e impulsiona a inclusão financeira”, afirmou Felipe Magrim.

"Temos a visão e convicção de que a digitalização dos meios de pagamentos é benéfica para as pessoas e impulsiona a inclusão financeira"

Felipe Magrim, diretor de Relações Governamentais da Mastercard Brasil e Cone Sul

Nos bastidores desse sistema, as instituições e suas parceiras na área tecnológica se movimentarão para garantir que o jogo prossiga com segurança. Nesse campo, a Mastercard se fortaleceu, com a aquisição de empresas de ponta, para prover soluções de cibersegurança - das várias camadas imperceptíveis para autenticar a identidade da pessoa que inicia o pagamento à prevenção e eliminação de tentativas de fraudes e ataques cibernéticos.

Além dessa solução proprietária para pagamentos em tempo real, a Mastercard também é provedora de tecnologia de cibersegurança e consultoria estratégica para as empresas que aderirem ao PIX, plataforma do Banco Central (veja infográfico nesta página).

As pessoas, ressaltou Ana Paula, continuarão a ter todos os atuais meios de pagamento como opção, além da modalidade em tempo real. Mas escolherão a opção mais conveniente para aquele momento.

Confira a série completa Tecnologia que Aproxima Empresas e Pessoas

Mastercard discute estratégia para ir além do cartão

Segurança é palavra-chave no universo digital

Tecnologia da Mastercard ajuda empresas de diferentes setores na tomada de decisão