Descrição de chapéu tecnologia

ASSISTA: Série discute como usar a análise de dados para a tomada de decisões

Quarto episódio da série "Tecnologia que aproxima empresas e pessoas" vai ao ar nesta quinta, às 11h

Em um mundo cada vez mais digital, em que as pessoas se utilizam de conexões para comprar, estudar, trabalhar, ter acesso à saúde etc., nunca se gerou tantos dados. Estima-se que 90% das informações que circulam no mundo tenham sido criadas nos últimos cinco anos. E avanços como o 5G vão ampliar ainda mais essa velocidade na geração de dados.

É um manancial riquíssimo, que, utilizado de forma inteligente e responsável, gera insights para que empresas de diferentes tamanhos e ramos tomem decisões estratégicas. Mas quais são as tecnologias que podem ser usadas para que a análise do chamado big data seja efetiva? Quais os exemplos de aplicações das tecnologias disponíveis? Quais os papéis da inteligência artificial e da machine learning?

O quarto e último episódio da série "Tecnologia que Aproxima Empresas e Pessoas", que vai ao ar nesta quinta-feira (12/11), às 11h, trata exatamente disso.

Produzida em parceria da Mastercard com o Estúdio Folha, a série é apresentada por Martha Gabriel, consultora, professora, escritora e autora de best sellers como "Marketing na Era Digital" e "Você, Eu e os Robôs". Além de apresentar um panorama sobre os usos da tecnologia nos dias de hoje, ela conversa com Leonardo Linares, vice-presidente de Data & Services da Mastercard Brasil, e André Penariol, head do Analytics Center da Raízen. Juntos, eles explicaram como o uso de Big Data e de Machine Learning permite às empresas melhorar seus processos, lançar produtos com rapidez e certeza de aceitação e evitar prejuízos futuros.

Para assistir, basta acessar folha.com ou o hub de conteúdo construído pela Mastercard e o Estúdio Folha estudio.folha.com.br/mastercard.

Também é possível assistir aos outros episódios da série. O primeiro trata das estratégias da Mastercard para se tornar uma empresa de tecnologia com soluções completas em diferentes áreas, como cibersegurança, inteligência artificial, consultoria e pagamento em tempo real. Discutiu também a importância da proteção de dados das pessoas.

O segundo, falou dos pagamentos em tempo real e de que forma as novas tecnologias empoderam as pessoas.

O terceiro episódio da série "Tecnologia que aproxima empresas e pessoas" discutiu como é possível garantir a proteção de dados corporativos e também aqueles dos clientes com os quais as empresas interagem. Também foram abordados o papel da inteligência artificial nesse processo e por que é tão importante manter uma avaliação constante das vulnerabilidades, já que os riscos também estão em transformação.

A Mastercard é uma empresa que vai muito além do mercado de cartões, que lidera no Brasil. Oferece tecnologia a empresas de diferentes tamanhos e setores com ferramentas e soluções que utilizam inteligência artificial, biometria comportamental, consultorias para análise de dados e segurança digital, tudo para garantir uma interação simples, segura e conveniente com os consumidores.

Hoje, um terço da mão de obra global da Mastercard trabalha em hubs de tecnologia para o desenvolvimento de soluções para seus clientes.

Confira abaixo os temas de cada um dos episódios e os participantes.​