Alimentos minelares

O interesse da alta gastronomia por orgânicos e agricultura tradicional vem revalorizando alimentos nativos da América Latina como a mandioca, a batata e o milho. E o supermercado St. Marche acredita que não só eles merecem estar nas criações dos grandes chefs, como podem estar presentes no cotidiano de todos.

Nativos da América Latina, a mandioca, a batata e o milho eram a base da alimentação dos indígenas que aqui habitavam antes da colonização.

Com a chegada dos europeus e, posteriormente, de outros povos, diferentes raízes e cereais foram incorporados à produção e plantação locais, tirando um pouco do protagonismo dos alimentos outrora básicos, cultivados com técnicas naturais.

No St. Marche, é possível encontrar todos esses alimentos e outras opções de frutas e legumes, inclusive orgânicas. Toda quarta-feira, o supermercado faz uma seleção de ofertas com até 25% de desconto para os orgânicos.

Uma boa pedida são a mandioca e a batata-doce da Orgânicos Capela da Penha, sítio de agricultura da Serra de São Francisco, no interior de São Paulo.

Por volta de novembro, o milho deve voltar às gôndolas, respeitando sua época de colheita. De qualquer forma, a oferta de derivados de milho e mandioca continua sendo um atrativo do St. Marche.

O Instituto Atá, do chef Alex Atala, criou a Retratos do Gosto, marca que valoriza pequenos produtores rurais e pode ser encontrada no supermercado.

O milho cultivado em Lindóia, interior de São Paulo, vira farinha de milho, ou biju crocante, de milho caipira; fubá de milho branco ou de milho caipira; e canjica de milho branco.

De Minas Gerais vem outra iniciativa: a D' Farm, que trabalha com produtos artesanais. Entre eles, a farinha de mandioca flocada, torrada no forno à lenha, ideal para o feijão tropeiro, e a farofa de ovo, pratos tradicionais da culinária mineira.

Há também a farofa de mandioca com pequi, fruta do cerrado brasileiro. O sabor surpreendente faz dela um ótimo acompanhamento para o churrasco.

Todos esses produtos estão à venda nos supermercados St. Marche.