FUTEBOL E GASTRONOMIA

A Copa do Mundo vai muito além do futebol. Ao assistir aos jogos, conhecemos jogadores, seus nomes, biotipos, idiomas, comportamentos. Entramos em contato com culturas desconhecidas, ou nos aproximamos das que já admiramos.

Seja na torcida ou na rivalidade, países distantes passam a fazer parte do nosso dia a dia. E uma maneira acessível de experimentar o modo de vida desses povos é por meio da gastronomia.

Para o jogo da tarde de hoje, Irã x Espanha, que tal harmonizar um presunto cru serrano, da CasadeMont, com o vinho Artero, da Bodegas Muñoz?

O presunto serrano, como o nome diz, é produzido nas serras da Espanha. Sua carne vem de porcos de origem celta ou americana, de sabor suave e leve, e é curada por um ano, em média. Já o Artero é elaborado com tempranillo, uma uva cultivada no país desde 1.000 a.C. Populares entre espanhóis, os dois produtos podem ser encontrados nas lojas da rede St Marche.

Amanhã a França enfrenta o Peru e a Croácia encara a Argentina, dois embates entre Europa e América Latina. Do Velho Mundo, nada mais francês do que queijo -são mais de mil tipos. O brie, considerado o mais antigo, era o preferido do imperador Carlos Magno, o que lhe rendeu o apelido de rei dos queijos no século 8.

Atualmente, uma das maiores marcas da iguaria é a Paysan Breton, uma das variedades também vendidas no St Marche.

A França ainda é o país do vinhos, mas nossos vizinhos latinos também se destacam na categoria. A uva malbec atingiu sua excelência ao ser cultivada em Mendoza, na Argentina. Da vinícola Doña Paula sai o vinho Estate, que bem representa as características da região.

Com estas delícias típicas em frente à tv, é possível dar a volta ao mundo sem ir muito longe. O St. Marche oferece todos os produtos citados, além de outros importados de países que também estão na Copa como a Suíça, a Alemanha e a Inglaterra.

Para saber mais, acesse: marche.com.br