SUSHI EM CASA

Filipe Rocha/Estúdio Folha

Jantar japonês

Não é segredo que o paulistano é apaixonado pela culinária japonesa. No entanto, enquanto os restaurantes estão sempre lotados, é mais difícil ver sashimi, sushi e temaki entrarem no cardápio quando o jantar acontece em casa.

Marcelo Kunigami, chef do Empório Santa Maria, afirma que transformar sua cozinha num sushi bar pode ser uma experiência interessante e divertida.

O minimalismo da cultura japonesa se manifesta na simplicidade da culinária. Para o sashimi, basta fatiar um bom peixe fresco. No sushi, entra o arroz japonês, uma variedade diferente da brasileira, temperado com molho de vinagre de arroz, açúcar e sal. Alguns tipos de sushi e o temaki são enrolados com folha de alga marinha desidratada, o nori.

"Justamente por ser tão simples, é complexo", brinca Kunigami. Variações dos poucos ingredientes envolvidos têm grande impacto no resultado final. A qualidade do peixe é determinante, mas o tempero dará a assinatura. Não existe uma proporção ideal de vinagre, açúcar e sal -cada chef, profissional ou amador, deve encontrar a que mais agrada o seu paladar. O arroz pode ser frio ou morno, dependendo da preferência de cada um.

Nessas sutis possibilidades reside a graça de preparar sushi em casa. A família e os amigos podem participar -Kunigami conta que as crianças têm um interesse especial na montagem, uma atividade em que podem exercer a criatividade.

O Empório Santa Maria e os supermercados St. Marche contam com uma seção dedicada a produtos orientais importados. Além disso, todo dia chega às lojas salmão fresco de ótima qualidade.

Para saber mais, acesse:
marche.com.br ou emporiosantamaria.com.br